Rua do Lazer e Rua 08
A Rua do Lazer, ou Rua 8, é uma rua localizada no Setor Central, de Goiânia, Goiás, que funciona como um “calçadão”, uma das únicas vias exclusivas para pedestres e sem acesso de veículos na cidade. No mapa abaixo observa-se a localização da Rua do Lazer no Setor Central:
Segundo Oliveira et al, a Rua do Lazer foi inaugurada oficialmente em 1975 (OLIVEIRA, MORAIS E SILVA, 2021, p. 3). Já em 1977 foi fechada para o trânsito de veículos, se tornando um “calçadão” entre as duas quadras. Destarte, mesmo não possuindo nenhum espaço ou edificação considerados patrimônio cultural de forma oficial (em nenhuma esfera de poder), o espaço está fortemente ligado à memória dos moradores da cidade como ponto cultural e de encontro. A rua abrigou diversos locais de cultura marcados na história do bairro e da cidade, entre eles o Cine Casablanca, um dos movimentados cinemas de rua nas décadas de 1970 e 1980.
Esse movimento seguiu na via pelas décadas seguintes também, mesmo com o crescente número de comércios que fecharam ou prédios que deram espaço a estacionamentos.
Em 2019, o espaço foi revitalizado pela Prefeitura Municipal, como parte do projeto ReViva Goiânia. A princípio, a previsão era que a obra durasse três meses, iniciando em abril de 2019. Porém, ao todo foram seis meses de obras, o que inclusive acarretou prejuízos para os comerciantes locais. Segundo reportagem feita pelo Portal G1, os comerciantes relatam que não houve diálogo com a administração pública antes da realização das obras.
Logo, volta-se à questão que permeia toda esta pesquisa: para quem é feita tal revitalização? Quem define o que é melhor ou não para um espaço na cidade? Intervir em um espaço público sem informar a comunidade que o utiliza diariamente é uma forma de, de certa maneira, negar o direito à cidade para esses sujeitos.
Dentre as mudanças, as que mais se destacam são a retirada do piso original (semelhante aos pisos característicos das calçadas da cidade de São Paulo) e dos bancos de madeira (que foram substituídos por bancos de concreto). Porém, em entrevistas realizadas durante a pesquisa de campo, a revitalização realizada na Rua do Lazer é citada por moradores locais como fator que trouxe “nova energia” para o espaço e que contribuiu de certa forma para segurança e utilização do espaço.
A utilização do espaço para eventos e pontos comerciais, porém, é uma iniciativa privada, realizada por moradores, comerciantes e produtores culturais do bairro. No caso da Rua do Lazer e do restante da Rua 08 (continuidade da via após o cruzamento com a Avenida Anhanguera), é a partir da iniciativa de comerciantes locais e produtores culturais que foi criada uma agenda de eventos (não oficial) para o espaço. Um exemplo é a feira independente “Feirou”, que acontece a cada dois meses na Rua do Lazer. Outro fator que atualmente tem movimentado o local e atraído novos públicos para o espaço é a presença de uma vida noturna ativa, com destaque para os bares Zé Latinhas e Casa Liberté, da produtora Müquifu Cultural e do Cinema Cine Ritz, todos localizados na Rua 08.
Como resultado de uma parceria firmada entre o Zé Latinhas, a Casa Liberté e o Müquifu Cultura, foi criado o evento “Centrão” , O evento teve sua primeira edição realizada em 2021 e atualmente acontece com certa periodicidade, intercalado com eventos inéditos, como é o caso do “Felamacumbia”, festival de música Afro-latina que em 2022 aconteceu na Rua 08.
O estudo demonstra que existem diversas referências culturais na Rua do Lazer, como é o caso das feiras de vinil, dos festivais de música, o cinema de rua, entre outros. Após a revitalização realizada em 2019 – sem um diálogo prévio com a comunidade, vale salientar –, a administração pública não criou atividades que trouxessem a população para os espaços. Todavia, atualmente através da iniciativa privada, a Rua do Lazer/Rua 08 possui um ritmo cultural significativo dentro do Setor Central. No caso da Rua 08, pode-se considerá-la um dos “novos” espaços do público alternativo e da comunidade LGBTQAP+ na cidade, que nos últimos anos vem se apropriando do bairro, por meio de comércios e instituições que optam por se instalarem no Setor Central.
A REDAÇÃO. Rua do Lazer: eterno ponto de encontro da juventude goianiense. Goiânia: Jornal A Redação, Coluna Joias do Centro, reportagem veiculada em 14/05/2021. Disponível em: < https://www.are dacao.com.br/colunas/150846/rua-do-lazer-eterno-ponto-de-encontro-da-juventude-goianiense>.
BOAVENTURA, C. Encontro e memória o centro de Goiânia e o Jóquei Clube. Goiânia: UEG, Anais do Evento Seminário Internacional de Arquitetura, Tecnologia e Projeto, v. 1, n. 1, 2014. Disponível em: < https://anais.ueg.br/index.php/siarq/article/view/4610>.
OLIVEIRA, J. S. de; MORAIS, J. M. de; SILVA, M. P. da. RUA DO LAZER NO CENTRO DE GOIÂNIA: uma análise a partir do conceito de lugar. Grajaú/MA: Revista InterEspaço, v. 07, 2021, p. 01-19. Disponível em: <https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/interespaco/article/view/13588>.
O POPULAR. Obra deixa lojas da Rua do Lazer desertas em Goiânia. Goiânia: Jornal O Popular, reportagem veiculada em 30/07/2019. Disponível em: <https://opopular.com.br/noticias/cidades/obra-deixa-lojas-da-rua-do-lazer-desertas-em-goi%C3%A2nia-1.1853343>.
PEREIRA, D. da S. Mapa mental do centro de Goiânia-GO: um olhar a partir das mudanças visuais do espaço geográfico. João Pessoa/PB: Anais XIV Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (XIV ENANPEGE virtual), 2021. Disponível em: < https://www.editorarealize.com.br/art igo/visualizar/77896>.
PORTAL G1. Rua do Lazer começa a ser revitalizada, mas lojistas cobram mais ações para atrair público. Goiânia: Portal G1, reportagem veiculada em 24/04/2019. Disponível em: < https://g1.globo.com/go/goias/noticia/2019/04/24/rua-do-lazer-comeca-a-ser-revitalizada-mas-lojistas-cobram-mais-acoes-para-atrair-publico.ghtml>.